top of page

     O evento Algarve Bike Challenge (ABC) é uma prova por etapas em bicicleta todo terreno a realizar nos dias 08, 09 e 10 de Março de 2013. O verdadeiro desafio desta prova não está apenas e só em vencer, mas no auto conhecimento, viver o verdadeiro espírito do btt, superar os próprios limites e estar em contacto com a Natureza no seu estado puro!

     A criação deste evento deve-se à crescente procura de um conceito de prova que conjuga a competição em equipas de dois elementos e orientação pelo percurso através de GPS.

     Sendo o Algarve um destino turístico de eleição  existe ainda  muito por descobrir no seu interior, quer não só a nível ambiental mas acima de tudo a nível histórico, cultural e social. Pretende-se então com este evento fomentar o Turismo de Natureza e de Desporto.

     No ABC os participantes correrão em equipas de dois elementos.
As equipas poderão ser constituídas por elementos de diferentes idades e sexo.  Nos controles de tempo e passagem, assim como na chegada, o resultado da equipa será validada apenas com a presença simultânea ambos os elementos. Este conceito neste tipo de eventos é sem dúvida uma mais-valia uma vez que estimula o espírito de equipa.

    A estrutura fornecerá aos participantes tudo o que necessitam como água, comida, alojamento, suporte técnico, enquanto estes apenas terão que se preocupa com o que mais gostam de fazer, PEDALAR. As etapas irão ter em média 75km de puro BTT.

     O ABC terá o seu início no litoral bem junto à costa, na histórica cidade de Tavira seguindo pelo barrocal até entrar na mítica Serra do Caldeirão.

     Percorrendo montes e vales, atravessando ribeiros, os atletas do ABC irão percorrer os trilhos remotos da Serra do Caldeirão até alcançar a simpática aldeia de Cachopo onde será preparado um jantar tipicamente algarvio e onde a caravana do ABC irá pernoitar.

    No dia seguinte percorrer-se-à o outro lado da Serra do Caldeirão com paisagens distintas. De volta ao litoral os atletas cruzarão de novo o barrocal para chegar por fim à capital do Algarve, Faro!

     Relativamente às classificações, as equipas serão classificadas numa única categoria, sendo atribuídas bonificações por sexo e idade, beneficiando a equipa do  seu elemento mais bonificado. As bonificações não são acumuláveis entre os dois elementos da equipa.
     A equipa vencedora de cada prova será aquela que percorrer o conjunto das duas etapas em menos tempo.
     Em cada etapa, as equipas seguirão um percurso pré definido, carregado previamente nos dispositivos GPS, tendo apenas de seguir o track descrito no monitor do dispositivo. Desta forma não existem quaisquer fitas no terreno, apenas algumas sinalizações em locais perigosos ou possíveis de levar a engano, diminuindo substancialmente o impacto destas provas no meio ambiente.
    

bottom of page