As praias: longos areais onde se reencontra a solidão.
0 castelo e os muitos campanários das igrejas. 0 espelho de um rio onde se reflectem casas e jardins. Os triângulos dos telhados de tesouro. Os horizontes de praia e mar. Encantos de Tavira, cidade de arte e história, ponto de visita obrigatório no roteiro cultural do Algarve...
Os pomares de frutos sumarentos, a que não falta o ouro das laranjas. Depois as colinas cobertas de figueiras e de amendoeiras, as casas com a alvura da cal, as chaminés rendilhadas.
E, no final, os vastos espaços de serra onde voam águias, cantam pássaros, desabrocham flores. Esboço rápido dos encantos de Tavira e do seu concelho. Um convite a viagens de descoberta.
As praias e a Ria Formosa, onde esvoaçam flamingos, fazem a fronteira com o mar.
Nos campos planos, a mancha do casario de Faro, o verde das hortas cultivadas nos terrenos férteis, as armações das noras que extraíam a água fresca e salutar, herança dos mouros. Colinas suaves em anfiteatro, onde nascem árvores de fruto, enquadram em fundo a paisagem. Aldeias, onde a vida tem o ritmo tranquilo de séculos, mostram tesouros de arte, desvendam testemunhos da magnificência de nobres romanos. São estes os encantos de Faro e do seu concelho, ponto de partida para viagens de descoberta que entusiasmam.
As muralhas que envolviam a cidade árabe e medieval. Os testemunhos do passado das igrejas e museus. 0 verde refrescante de um jardim frente à Ria e ao mar. 0 perfil de casas solarengas, testemunho de antigas opulências. As ruas estreitas de casas caiadas que recordam a herança mourisca. Passos de um percurso por Faro, cidade onde há muito para ver, para apreciar e para recordar...