top of page

Regulamento​

1 - DEFINIÇÃO
O ALGARVE BIKE CHALLENGE 2013 é uma prova de aventura em btt aberta à participação de qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade, de qualquer sexo, ou nacionalidade. Disputada por etapas num percurso que tem o seu início no litoral Algarvio percorre a Serra do caldeirão e termina de novo no litoral junto à capital do Algarve, Faro.
Os concorrentes que nela competem em equipas de 2 elementos, têm um percurso obrigatório a cumprir sem utilizar ou ser ajudado por qualquer meio motorizado de locomoção.
O ABC é disputado em um prólogo e 2 etapas com a extensão total de cerca de 150km e começa no dia 08 de Março de 2013 na cidade de Tavira e termina no dia 10 de Março de 2013 na cidade de Faro.
A Organização desta prova cabe à Associação Clube BTT Conceição de Faro que é responsável pela concepção, desenho, promoção e organização da prova.


2 - INSCRIÇÕES
As inscrições no ALGARVE BIKE CHALLENGE 2013 estão limitadas a 150 equipas.
As inscrições abrem às 0:00 horas do dia 12 de Dezembro de 2012 com a colocação online no site oficial da prova da respectiva ficha de inscrição, e fecham a 03 de Março de 2013.
Uma inscrição apenas será considerada confirmada depois de validada pela entidade organizadora, a qual reserva o direito de poder recusar qualquer inscrição. No caso de uma inscrição ser rejeitada, a organização obriga-se a informar  a equipa em causa no prazo de 1 semana, reembolsando a 100% o pagamento entretanto efectuado por essa equipa. Esta decisão é irrevogável e não carece de qualquer justificação por parte da entidade organizadora.
Uma inscrição só será considerada válida após recepção via email,  algarvebikechallenge@gmail.com, do comprovativo de transferência bancária para o nib
0035 0205 00011916 930 73

TRANSPORTES
A Organização garante e oferece a todos os participantes o transporte de 1 saco por atleta entre os diferentes pontos de partida e chegada. A organização irá fornecer um saco desportivo exclusivo do evento. Este saco  oferecido pela organização terá de ser obrigatoriamente usado pelos participantes para nele colocarem toda a sua bagagem para toda a prova.
A Organização não transportará qualquer outro saco, mala ou embalagem pertença de qualquer atleta para além daquele que será fornecido pela organização.


3 - PARTICIPAÇÃO
No ALGARVE BIKE CHALLENGE não existem escalões ou classes e todas as equipas competem numa única categoria.
TELEMÓVEIS
É obrigatório o uso de telemóvel por parte dos concorrentes, durante todo o decorrer da sua prestação em prova.

CAPACETES
É obrigatório o uso de capacete compatível com a actividade exercida sempre que o concorrente se desloque doutra forma que não seja a pé. A não observância desta regra será penalizada com a suspensão da equipa da prova.

FRONTAIS
É obrigatória a colocação bem visível da placa de número de prova na frente do concorrente e no sentido em que este se desloca no terreno. Um concorrente que se apresente num Controle de Passagem sem esta placa a equipa poderá ser automaticamente desclassificada.
Quaisquer alterações no tamanho das placas com o número de prova terão de ser previamente autorizadas pela Organização. Estas placas comportarão ainda publicidade aos patrocinadores principais da prova e em caso algum este espaço pode ser utilizado para outros fins. A não conformidade com esta regra poderá incorrer em penalizações.
A utilização de grafismos ou outras formas de expressão visual consideradas obscenas em qualquer parte da apresentação física dos concorrentes e/ou os seus equipamentos, será punida com a suspensão da prova.


4 – Sistema de Bónus
Para equilibrar as capacidades entre todas as equipas em prova independentemente do seu sexo ou idade introduziu-se um esquema de bonificações que estabelece percentagens de tempo a calcular relativamente ao tempo estipulado pela Organização para cada etapa. Destes cálculos obtêm-se intervalos de tempo para cada equipa e para cada etapa que diminuídos à hora de partida em cada etapa, representam as horas de partida das respectivas equipas. Ou seja, estes partirão antes da HORA OFICIAL de partida (a hora de partida dos participantes sem “bónus”).
O tempo gasto em prova é calculado para todas as equipas da mesma forma, ou seja, desde a HORA OFICIAL de partida até à hora de chegada de cada equipa.
Participantes abrangidos por este sistema de Bónus (sexo e/ou idade):
Participantes do sexo feminino = 15%
Participantes com mais de 40 anos de idade, segundo a seguinte escala:


=>40 e =<45 - 3% de bonificação em tempo
=>46 e =<50 - 6% de bonificação em tempo
=>51 e =<55 - 9% de bonificação em tempo
=>56 e =<60 - 15% de bonificação em tempo
=>61 e =<65 - 20% de bonificação em tempo
=>66               - 25% de bonificação em tempo


Para efeitos do cálculo das bonificações estas percentagens são acumulativas entre o sexo e a idade. Não acumulam entre os elementos da equipa.


5 – PERCURSO
O percurso do ALGARVE BIKE CHALLENGE  tem o seu início na mítica e histórica cidade de Tavira em direcção ao interior da região Algarvia, cruzando a Serra do Caldeirão, regressando posteriormente ao Litoral desta vez à capital Faro e é composto em cerca de 95 % da sua extensão por caminhos, trilhos, veredas e estradas florestais não asfaltadas.
O percurso da prova utiliza vias públicas quer seja em estrada ou fora de estrada, atravessa povoações. O mesmo não estará fechado para a prova logo os concorrentes devem ter em consideração o facto de poder haver viaturas, pessoas e animais a circular num e noutro sentido no percurso da prova.
O percurso da prova atravessa algumas estradas e em determinados locais não haverá qualquer elemento do staff pelo que pede-se o maior cuidado aos participantes.
Os cruzamentos estarão identificados no terreno pela Organização com um sinal de STOP colocado antes do cruzamento. Nos cruzamentos considerados muito perigosos existirá sempre elementos do Staff a controlar a passagem das equipas.
É obrigatório cumprir o percurso da prova estando previstas punições para os casos em que foram detectadas incorrecções no cumprimento do percurso oficial da prova. Considera-se o percurso da prova uma faixa imaginária com 80 metros de largura com o caminho ou trilho a percorrer como linha central. Cada falta será penalizada à ordem de 20 minutos por cada quilometro de percurso falhado. Para o cálculo destas penalizações qualquer fracção de quilómetro será considerada como um quilometro na totalidade. Qualquer equipa pode abandonar o percurso da prova sempre que quiser não sofrendo qualquer penalização sempre que reentre no mesmo ponto que o abandonou.
O percurso da prova não estará marcado no terreno sendo apenas sinalizados os cruzamentos e zonas de perigo. Antes do inicio da prova a Organização enviará o track do percurso para o email das equipas que o deverão carregar nos seus Gps's.
Os concorrentes serão os únicos responsáveis pelo bom funcionamento do seu GPS e pela preservação dos dados nele carregados.

Em caso de dúvidas ou problemas no upload do track para o GPS recomendamos que as equipas contactem a organização antes do início da Prova.

A Organização terá junto ao Secretariado apenas no dia 08 de Março em Tavira um espaço destinado à assistência no upload e gestão dos percursos nos aparelhos.


6 - PARTIDAS
As partidas diárias para cada equipa usufruindo de bonificações pelo sistema de bónus são sempre feitas à hora prevista no race book que será entregue às equipas no dia anterior e estará disponível online no website oficial da Prova.
A Hora Oficial de Partida (a de todos os atletas sem bónus) é a que consta no programa geral da prova.

O Prólogo terá inicio às 21h00 do dia 8 de Março. Cada equipa partirá individualmente de minuto em minuto.
O controlo de partida fechará 15 minutos depois da hora oficial de partida. As equipas não serão penalizadas se partirem depois da sua hora de partida mas terão de partir sempre até ao fecho do controle de partida.
Uma equipa que se apresente para partir com o Controlo já fechado não terá a sua prova na etapa valorizada pelo que não será considerada essa etapa para a equipa.
A Hora oficial da prova é a hora GPS para o fuso horário da Europa Ocidental (Londres, Lisboa).


7 - CONTROLOS DE PASSAGEM (CP)
A Organização montará ao longo do percurso Controlos de Passagem que não irão estar identificados e que servirão para controlar a passagem das equipas. A falta de passagem num CP implica a desclassificação da equipa. Estes CPs poderão ou não ser controlados por elementos da Organização. Alguns Controles de Passagem terão uma hora de fecho.
Todas as equipas que cheguem a um controle de passagem (CP) depois da sua hora de fecho são obrigadas a abandonar a etapa e serão transportadas para o final pela Organização ou receberão indicações de como chegar ao final da etapa de forma segura.
A hora de fecho dos CPs será informada a todas as equipas na semana do evento através do race book.
Salvo indicação da Organização, os concorrentes não são obrigados a parar nos CPs.


8 – CHEGADAS
O local de cada chegada estará identificado no track gps e mapas que serão fornecidos às equipas.

Uma equipa termina a etapa e o registo de tempo é feito, quando cruza a linha de chegada que será identificada fisicamente com uma linha no solo e uma lona aérea com a palavra META.
O controlo de chegada fechará à hora prevista no programa da prova e toda a equipa que termine a sua prova nessa etapa para além do tempo limite não será classificada nessa etapa, no entanto não será eliminada da prova.
A hora de fecho do Controlo de Chegada será informado posteriormente no race book.
Se uma equipa não for classificada numa qualquer etapa, ser-lhe-á atribuido o tempo máximo previsto para a etapa. Na Classificação Geral aparecerá depois de todas as equipas com todas as etapas validadas e classificada tendo em conta com o número total de kms feitos na prova entre todos os que tiverem o mesmo número de etapas validadas.
Todas as equipas terão que entregar o seu GPS após cruzada a linha de Meta para que a Organização possa a partir deles controlar o percurso efectuado na respectiva etapa pelas equipas e verificar da existência ou não de qualquer incorrecção ou falha no cumprimento do percurso da etapa.
No ALGARVE BIKE CHALLENGE o GPS é  a peça fundamental da participação de cada equipa em prova e esta tem de assegurar-se que o GPS está sempre presente e a registar todo o percurso efectuado.

Caso uma equipa se recuse a entregar o seu gps à chegada ou o mesmo não conter o registo do percurso efectuado, a etapa não poderá ser validada e será atribuído o tempo máximo previsto para a realização dessa etapa
Junto à linha de chegada de cada etapa, a Organização montará uma estrutura de apoio de recuperação e rehidratação que incluirá o fornecimento de bebidas, bolos secos, saladas frias, frutas frescas e snacks. Este serviço está incluído no preço da inscrição.


9 – DESISTÊNCIAS DA PROVA
Se por qualquer razão uma equipa decidir desistir da Prova, terá de imediato de informar a Organização. Isto poderá ser feito em qualquer posto de controlo ou também pelo telefone directamente para o Director ou o Coordenador da Prova.
Um cartão com todos os números de telefone importantes será entregue às equipas antes do inicio da Prova e este deverá estar sempre na posse dos concorrentes durante a prova.
Qualquer desistência não comunicada à Organização poderá desencadear uma operação de busca e resgate que obviamente incorrerá em despesas para a Organização. Estes custos, se os houver, serão debitados à equipa que negligenciou em informar a sua desistência.


10 – SUPORTE TÉCNICO
No final de cada dia de prova a Organização providenciará a assistência técnica às bicicletas dos concorrentes que contratarem esses serviços no local. Todas as peças ou acessórios que venham a ser utilizados na reparação serão cobrados aos respectivos atletas incluíndo a taxa de IVA legal em vigor.


11 – MASSAGENS
Haverá serviço de massagens aos atletas todos os dias após as etapas. Este serviço terá um número limitado de massagens possíveis em cada dia.
Cada sessão de massagem terá a duração mínima de 25 minutos e tem o custo de 20€ por atleta.


12 – ALOJAMENTO

A Inscrição no ALGARVE BIKE CHALLENGE inclui Alojamento partilhado nos dias 8 e 9 de Março.

O Alojamento será no dia 8 no quartel militar bem como no pavilhão municipal e no dia 9 no salão do Centro Paroquial de Cachopo e nas instalações dos Bombeiros em Cachopo.

A Organização aconselha todos os atletas a se fazerem acompanhar de saco-cama pois apenas será disponibilizado colchão.

Estará também disponível alojamento e pequeno-almoço em Hotel ou residencial. Para reservar o participante deverá contactar a organização com antecedência.


13 – ABANDONO COMPULSIVO
O Director de Prova baseado no seu próprio julgamento tem poderes para desclassificar ou não permitir a permanência em prova a equipas que a dado momento um ou ambos os atletas da respectiva equipa apresentem qualquer um dos seguintes casos:
- Problemas de saúde física ou mental.
- Abuso ou violação premeditada do presente Regulamento de Prova.
- Conduta antidesportiva
- Ingestão exagerada de bebidas alcoólicas.
- A participar na prova sob a influência de drogas alucinogénas.
- Abusivo desrespeito pelas leis vigentes, religiões ou costumes
- Abusivo desrespeito pelo meio ambiente (inclui lixo propositadamente
deitado ao chão)
- Abusivo desrespeito pelas regras de trânsito.


14 – CLASSIFICAÇÕES
O ABC será ganho pela equipa que somar o menor tempo no final das 2 etapas e prólogo.
Haverá apenas uma classificação geral.
Serão publicadas diariamente duas classificações, uma referente à classificação na etapa do dia e outra referente à classificação geral até esse momento.


15 – PRÉMIOS
Haverá prémios monetários para as 3 primeiras equipas classificadas.
1º - 400 Euros
2º - 250 Euros
3º - 150 Euros
Estes prémios monetários serão apenas distribuídos se houver mais de 50 equipas inscritas e confirmadas.
Todas as equipas receberão:
- Race book
- Os tracks de GPS do percurso.

- Alojamento em pavilhão (apenas o espaço será disponibilizado, atletas terão que trazer saco de cama) no dia 08/03/2012

- Pequeno-almoço em Tavira no dia 09-03-2012

- Reforço alimentar após a etapa em Cachopo no dia 09-03-2013

- Banhos e lavagem de bicicletas em Cachopo

- Jantar em Cachopo no dia 09-03-2013

- Pequeno-almoço em cachopo no dia 10-03-2013

- Reforço alimentar após a etapa em Faro no dia 10-03-2013
- T-shirt alusiva ao evento.
- Um saco desportivo “ALGARVE BIKE CHALLENGE”

- Seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais

16 - OUTROS
O Júri decidirá sobre todos os assuntos relacionados com a prova e não foram objecto de regulamentação ou sobre mal interpretações do presente julgamento. Este júri poderá ainda decidir sobre a imposição de penalizações.
Este regulamento poderá ser alterado, sem aviso prévio, se se verificar que existe alguma omissão, incorrecçãoou texto que dê possibilidade a má interpretação.

bottom of page